5 Dicas para começar a escrever seu livro hoje: Série dicas de escrita
Para terminar o mês de outubro, nossa dica de hoje vai te ajudar a começar a escrever seu livro de uma vez por todas! Acredite, escrever não é difícil, mas como toda habilidade, requer prática. Imagine que para participar de uma competição de ciclismo, você precisa ter uma bicicleta e pedalar todos os dias. A mesma coisa funciona para escrita. Para escrever bem, é preciso prática.
UM – deixe o seu “ser escritora” guiar você até uma ideia que valha a pena ser escrita. Muitas vezes, precisamos acreditar que aquela ideia vale a pena. Às vezes, somente saber como e por onde começar a contar nossa história vai determinar o resto. Acredite e confie no seu “eu” escritor.
DOIS – depois coloque a autora no comando, e tome decisões básicas como: gênero (ficção ou não-ficção) e o tema central da sua obra. Se vai escrever não-ficção, pense na dor que você pode ajudar seu leitor a solucionar. Se for escrever ficção, é importante decidir seu protagonista e o antagonista. Faça uma bela lista de personalidade e não deixe nada de fora. Comece pelo físico e pense até no cachorrinho que eles tiveram na infância e como sentiram quando o cãozinho morreu.
Siga a Editora Livr(a) no Instagram
TRÊS – Não quer se prender a um gênero, misture sua própria história com histórias inventadas. “Quem conta um conto aumenta um ponto” – já diz o ditado e esse pode ser seu grande diferencial. Explore um pouco sua história, crie algumas cenas e se divirta. Então pense na linha do tempo para o seu livro.
QUATRO – Edite. E acredite: você vai editar muito. Muito. De um primeiro rascunho, virá um segundo rascunho, o terceiro, etc. Stephen King já dizia que toda escrita é reescrita e ele tem razão. Sua primeira versão é um marco na sua vida, mas provavelmente não será a versão impressa do seu livro. Outras versões virão até que você esteja satisfeito com o resultado.
CINCO – Deixe ir. Um dia você vai ter que deixar passar. Porque eu garanto a você que nunca vai pensar que está acabado. Há o momento de deixar que uma revisora faça isto por você.
Nesta hora, ou a qualquer momento que sentir necessidade, vem ser Livr(a). Nós temos uma equipe especializada para atender você em todas as etapas do processo de criação e publicação do seu livro.
Veja também: Como melhorar a criatividade: Série dicas de escrita
Deixe um comentário