Livro foi idealizado e coordenado por uma jovem de 17 anos e traz contos sobre oito mulheres com importância histórica

Nós temos a honra de anunciar mais um livro com o selo da Editora Livr(a). A antologia “Mulheres da História”, idealizada e coordenada pela jovem escritora Thais Alves, de apenas 17 anos, será lançada no próximo dia 25 de janeiro, às 14h, no Café Macabéa, em São Paulo.

O livro traz a história de oito mulheres importantes na hitória do Brasil e do mundo, sob o ponto de vista de oito escritoras diferentes, entre elas, a própria Thais, que escreveu sobre a bailarina Marietta Baderna. Segundo a jovem escritora, a ideia do livro surgiu durante uma aula de história.

“Eu estava na escola, na aula de história, e comecei a me questionar: por que nós não estudamos mais sobre as mulheres que foram importantes na história? Então eu comecei a imaginar um livro”, conta Thais.

Eliane Santana, que escolheu participar da antologia Mulheres da História escrevendo sobre a poetiza mexicana Sóror Juana, afirma estar empolgada com o lançamento. “Escrever sobre Sóror Juana era uma aspiração desde que conheci sua obra. Creio que compartilhar a importância dela com os leitores fortalece nossa luta por igualdade de gêneros”.

Thais, organizadora da obra, explica que cada escritora foi convidada a escrever um conto sobre uma mulher que foi importante na história do Brasil ou do mundo. “Os textos poderiam ser fictícios ou não, mas deveriam ter relação com um fato marcante da história que ajudaram a mulher homenageada a ser quem ela é”, completa.

As personalidades femininas homenageadas no livro foram escolhidas pelas próprias escritoras: Carla Freitas, Eliane Santana, Larissa Lorena, Monica Amorim, Natalina Costa, Samanta Manke, Simone Genari e Thais Alves.

“Cada escritora escolheu a história que queria contar e uma mulher que representasse ela como escritora. Então cada conto tem sua singularidade, porque cada escritora tem sua personalidade e a mulher que elas escolheram tem uma relação com essa personalidade, já que isso é representado na forma como a gente se expressa através da escrita”, reflete Thais.

Natalina Costa, autora de um conto sobre a Imperatriz Leopoldina, acredita que os leitores da antologia Mulheres da História devem esperar o resgate e a lembrança de mulheres responsáveis por parte da história de todas as mulheres de hoje. “Foram elas que deram forma ao mundo que vivemos. Assim como faremos às gerações futuras. E, como elas, muitas de nós seremos esquecidas”, afirma.

Mulheres da História
Lançamento: 25 de janeiro, às 14h
Local: Macabea Café
Endereço: R. Jesuíno Pascoal, 36. Vila Buarque. São Paulo – SP