Muitas escritoras gostam de entregar sua criatividade para a escrita de contos. Mas o que é um conto afinal?

Podemos dizer que um conto é um romance mais curto. Porém, não é só o tamanho da narrativa diferencia um conto de um romance. A estrutura dos contos tem poucas personágens e estas nunca são analisadas profundamente, os acontecimentos são breves e sem complicações, e há apenas um climax, que é quando a história atinge seu auge de tensão.

Entre as escritoras brasileiras que se destacam nessa narrativa temos Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e Cíntia Moscovich.

Para escrever um bom conto, você precisa ter o final da história antes mesmo de começar. E também deve saber que a leitura de um conto deve ser feita de uma única vez. Ou seja, a escrita precisa prender a atenção do começo ao fim.

Calma, não é tão complicado como parece. A Editora Livr(a) preparou cinco dicas para te ajudar a escrever um bom conto.

Como escrever contos:

  • Leia Contos

É óbvio, mas precisa ser dito. Se você nunca leu um conto, como saberá escrever um? Você pode ter lido centenas de histórias, mesmo assim vale a pena estudar um ou dois contos com mais atenção para aumentar sua percepção sobre a construção do texto.

Procure revistas literárias para encontrar bons contos ou vá atrás de autores que você já conhece e que se destacam nessa categoria literária.

  • Resuma a história em uma frase

Antes de começar a escrever, tente resumir a história que deseja contar em uma única frase. Essa será a essência da sua história. Essa técnica é chamada de Logline.

Isso ajudará você a entender sobre o que é a sua história.

A fórmula do logline é: personagem + uma descrição + um conflito.

Tome como exemplo o logline do filme “O poderoso chefão”: “O relutante filho de um chefão da máfia precisa assumir o controle do império clandestino de seu pai para proteger sua família.”

Personagem: O filho de um chefão da máfia.

Descrição: assumir o controle do império clandestino de seu pai.

Conflito: proteger sua família.

  • Deixe fluir a escrita

Alguns guias de escrita literária dizem que é importante focar no primeiro parágrafo para cativar o leitor. Mas vamos deixar essa pressão de lado. Apenas comece a escrever deixando fluir sua criatividade sem se preocupar com o resultado.

  • Reescreva e Edite

Agora, sim, é hora de trabalhar o texto. Toda boa escrita é reescrita, por isso, depois de deixar fluir sua criatividade, é hora de ajustar, cortar os excessos e escolher sinônimos mais impactantes. Esta é a parte mais difícil e mais importante na construção de um conto. Leia em voz alta, corrija a ortografia e troque as palavras se achar necessário.

  • Envie seu conto para ser publicado

Você não pode ser publicado se não enviar sua história. Então, pesquise várias revistas literárias em seu gênero e leia as diretrizes de submissão para saber se seu conto vai se ajustar às exigências.

Finalmente envie seu conto e não pense mais nisso.