Criação de personagens: Série Escrevendo seu Romance

No mês de novembro, milhares de escritores se reúnem para escrever um romance. Este é o objetivo do NaNoWriMo, um concurso de redação que desafia os escritores a escrever um romance de 50.000 palavras em 30 dias. Com isso em mente, a Livr(a) preparou quatro posts com dicas especiais para escrever romances. Hoje vamos falar sobre personagens.

Temos toda uma série de posts sobre personagens em nosso blog, e incentivamos você a conferi-los após a leitura deste post. Hoje, no entanto, vamos nos concentrar nos quatro principais tipos de personagens que você precisa em sua história.

A primeira coisa que você precisa saber antes de criar seus personagens é que eles são discursos. Eles representam pessoas reais, sim, claro. Mas os personagens são muito mais consistentes e muito mais previsíveis do que as pessoas reais. Os personagens precisam ser criados em uma estrutura racional e elaborada que seja complexa e previsível ao mesmo tempo. Criar um grande personagem é criar um vínculo emocional com seus leitores. Seu personagem é alguém com quem seus leitores podem se relacionar.

Protagonista: O personagem mais importante que precisa ser criado é seu protagonista (ou protagonistas, se você tiver vários personagens com esta função). O protagonista é – simplesmente – o personagem que mais aparece em seu romance. Seu protagonista precisa de um arco de história muito claro, no qual ele se transforme através da história. Pergunte-se, quais são os desejos de seu personagem?

Siga a Editora Livr(a) no Instagram

Secundários: Os personagens secundários em suas histórias são todos os personagens exceto o protagonista. Eles são muito importantes porque revelam traços sobre seu protagonista e levam o romance adiante. Tenha cuidado para não sobrecarregar sua história com múltiplos personagens – eles podem torná-la mais complicada e criar pontas soltas.

Antagonista: Este é provavelmente o personagem mais fascinante que você irá criar. Eles são os que impedirão seu protagonista de atingir seus objetivos. Os antagonistas, tanto quanto os protagonistas, precisam de objetivos e motivações muito claras. Na maioria das vezes, o protagonista é o herói, o bonzinho, e o antagonista é a pessoa má. Você pode e deve misturar um pouco estas linhas, pois nem todos são completamente maus ou bons. O mais importante é que eles estão em oposição.

O interesse amoroso: A maioria dos romances contém amor, por isso é importante falar um pouco sobre interesses amorosos também. Quer este seja o enredo principal ou não, há sempre um interesse amoroso envolvido. Os interesses amorosos têm um efeito enorme em seu protagonista – às vezes os enlouquecendo, às vezes até os deixando muito zangados. O protagonista muitas vezes nega seus sentimentos, recusa-se a acreditar que está apaixonado, e é isso que geralmente cria tensão entre os personagens.

Aí está os quatro principais tipos de personagens de um romance. É importante apresentar seu protagonista o mais rápido possível, pois a maioria dos leitores continuará lendo assim que se preocupar com o personagem principal. Coloque-os em ação logo no início!

Você gostou de nossas dicas? Não perca os próximos posts da série “Escrevendo seu romance”.

Veja também: Planejando seu romance!