Da idéia à publicação – Episódio 2 – Escolhendo o que e onde escrever.

No último post do blog, falamos sobre os medos mais comuns que precisamos superar para escrever. É provável que você ainda tenha alguns desses medos quando começar a escrever seu livro, mas a ânsia de escrever será mais proeminente. Isso é um ótimo sinal. Significa que você quer escrever. Sempre pense por que você quer tanto escrever seu livro – para inspirar as pessoas, contar sua história, e oferecer algo do que você sabe? Tenha isso em mente, para que você queira prosseguir.

Hoje, vamos falar sobre o que e onde escrever. Existem três tipos de escritores: aqueles sem idéias, aqueles com uma idéia, e aqueles com muitas idéias. Suponha que você tenha uma idéia, ótimo! Você deve começar a escrever hoje mesmo. Não pense no futuro, não se castigue com pensamentos como “Talvez eu não tenha outras idéias” – você terá. Confie.

Agora, se você tem muitas idéias, você pode estar se perguntando por onde deve começar. Nesse caso, você pode fazer algumas perguntas a si mesmo. Em primeiro lugar, qual idéia você consegue terminar mais rápido? Qual idéia você provavelmente terminará? E qual idéia você ficaria feliz em terminar? Escolha uma delas, e vá em frente. Nunca escreva dois, três livros ao mesmo tempo. É provável que você não termine nenhum.

Agora, se você quer escrever um livro mas não tem idéia de como começar, nós também temos exercícios para você.

Pense em sua profissão e em tudo que você teve que aprender da maneira mais difícil. O que você gostaria de saber quando começou? Se você alcançou um ponto em sua carreira do qual se orgulha muito, então você tem algo a ensinar para aqueles que estão começando. A “lacuna de conhecimento” entre você e seu leitor pode se tornar um livro de muito sucesso.

Agora, talvez você não queira falar sobre seu trabalho, mas sobre uma experiência pessoal, uma situação ruim que você conseguiu transformar em uma experiência de aprendizado. Esta também pode ser uma ótima maneira de começar. Se você não quer escrever uma biografia ou um livro de auto-ajuda, você pode transformar sua experiência em um livro fictício – como tantos outros escritores já fizeram no passado e continuar fazendo.

A próxima coisa que você quer fazer – assim que você decidir o que escrever – é criar um ambiente de criação. Isto é mais importante do que você pensa. Escrever é uma habilidade – significa que você fica melhor quando escreve regularmente. Pense em cozinhar, se você quer se tornar melhor na cozinha, você pode começar lendo receitas, mas você só vai provar suas habilidades quando for à cozinha e e colocar a mão na massa.

Siga a Editora Livra no Instagram!

Ter um ambiente de escrita o ajudará a manter-se no caminho certo. Este deve ser um lugar onde você não terá muitas distrações. Alguns escritores gostam de ir a um café apenas com seus laptops e pedir um chá (como J.K. Rowling fez quando escreveu Harry Potter). Outros, como eu, gostam de sua varanda. Você não precisa de muito – na verdade, quanto menos distrações você tiver, melhor.

Tente estipular um horário para escrever todos os dias. Pode ser 30 minutos antes de seus filhos se levantarem, ou 30 minutos antes de você ir para a cama. O importante é torná-lo parte de sua rotina, como tomar um banho e escovar os dentes. Faça isso, e temos certeza que você terá um livro mais cedo do que pensa.

Veja também: Quem pode deter uma sonhadora?