Da ideia à publicação Episódio 3 – Organizando suas ideias

Você está superando seus medos… Você tem uma ideia e um lugar perfeito para começar a escrever. Agora você apenas senta e escreve, certo?

Bem, algumas pessoas fazem isso – elas se sentam e escrevem. Mas mesmo as pessoas que não fazem um esboço de texto têm algum tipo de direção antes de começar a escrever.

Vocês se lembram de suas aulas de redação no colegial? Bem, elas podem vir a ser úteis quando você quiser começar a escrever seu livro. O fato é que escrever é um processo, e se você seguir este processo, pode acontecer que você evite o bloqueio criativo.

Nada é mais frustrante do que o bloqueio criativo. Você senta na frente do computador, tem 30 minutos, uma hora no máximo, e você simplesmente desperdiça, assistindo vídeos de cães surfistas, porque não sabe o que escrever.

Siga a Editora Livr(a) no Instagram!

Às vezes, começamos a escrever nosso livro desesperadamente, nossas ideias estão fluindo, e sentimos que nada pode nos deter. Até que algo nos impede – não sabemos mais para onde estamos indo com nossas ideias.

É por isso que o planejamento é tão importante. Se você está escrevendo ficção, planeje o arco de seu personagem, saiba o que vai acontecer com cada um deles, saiba que tipo de pessoas eles são (então você sabe que tipo de escolhas eles vão fazer). Você pode não ter o final muito bem-planejado, mas pelo menos você sabe para onde está indo.

Escreva um esboço para seu enredo

Com capítulos e acontecimentos importantes. Você não precisa necessariamente escrever cada capítulo em ordem cronológica, mas é importante saber quais capítulos você precisa escrever. Se seu livro traz tópicos como violência doméstica, saúde mental, entre outros, faça algumas pesquisas, leia histórias de pessoas reais. A pesquisa é muito importante.

Se você estiver escrevendo não-ficção, planeje o tema de cada capítulo com antecedência. Tenha uma frase que indique a principal ideia ou argumento de cada capítulo.

Para escritores de não-ficção a pesquisa é a essência do livro – você precisa saber do que está falando, e precisa mostrar aos seus leitores que você fez sua lição de casa, que eles podem confiar no que você está dizendo. Reúna evidências de especialistas em sua área, entreviste pessoas se for necessário.

Use uma tabela e organize suas ideias por capítulo ou seção. Escreva tudo o que você pensa de forma organizada. Estamos certos que se você fizer isso, terminará este livro em pouco tempo.

Veja também: Da idéia à publicação – Episódio 2!