Da idéia à publicação Episódio 4: Como terminar o primeiro rascunho

Nos últimos três episódios desta série “Da ideia à publicação”, falamos sobre enfrentar nossos medos, ter um lugar para escrever, e a importância de esquematizar seu livro. Agora, finalmente, vamos ao trabalho de escrever.

Quando somos iniciantes, é importante ouvir as pessoas que têm mais experiência do que nós – na verdade, você já deve saber disso, porque provavelmente você pede ajuda a pessoas com mais experiência do que você, certo? Todo escritor diz que devemos escrever todos os dias. Portanto, vou apenas repetir essa regra – você deve escrever todos os dias.

Não há saída – podemos dar desculpas a nós mesmos, dizer que não temos tempo, que não precisamos escrever todos os dias, porque a inspiração virá. Mas a verdade é que é muito difícil terminar esse primeiro rascunho sem escrever todos os dias.

Siga a Editora Livr(a) no Instagram!

Faça as contas – se você está planejando escrever um romance de 50 mil palavras, e tivesse começado a escrever 1000 palavras todos os dias nos últimos 50 dias, você já teria seu romance rascunhado agora. Penso nisso todos os dias que passo sem escrever – que se eu tivesse continuado fazendo isso todos os dias, eu teria toneladas de coisas prontas para revisão.

O problema é que a maioria das pessoas tende a pensar que nunca terminará seus livros em menos de dois meses. E por que você não poderia? Você já fez sua pesquisa, já tem tudo resolvido – você só precisa decidir estrategicamente o tamanho de seu romance e decidir quantas palavras você vai escrever todos os dias. É uma questão de planejamento.

Uma vez feito esse primeiro rascunho

você se sentirá muito melhor sobre si mesmo e sobre seu ofício. Você terá terminado um livro – isso não é incrível? Pode não estar tão bem escrito quanto você deseja, mas é para isso que servem as revisões. E você não deve se preocupar com revisões enquanto escreve seu primeiro rascunho.

Isto geralmente é difícil para os escritores – especialmente para os iniciantes. Nós sentimos a necessidade de editar enquanto escrevemos, e você deve abster-se de fazê-lo. Tudo bem se você acha que um de seus capítulos é ruim, ou “ainda não chegou lá” – você pode sempre voltar a eles mais tarde. Ainda assim, seu objetivo principal deve ser sempre fazer seu primeiro rascunho. Isso lhe dará a sede de que você precisa para suportar a fase de edição.

O mais importante é descobrir seu ritmo – sempre verifique quantas palavras você pode escrever por dia, dentro do tempo que você tem para escrever. Se você tiver vinte minutos, ótimo. Quantas palavras você pode escrever em vinte minutos? A partir daí, faça objetivos concretos – tenha uma idéia de quanto tempo levaria para você escrever seu livro. Quanto mais você fizer isso, mais fácil ficará. Você aprenderá o quão longos seus capítulos tendem a ser, quanto tempo você precisa colocar em cada um deles, e até mesmo quão longo deve ser seu livro.

Como qualquer habilidade na vida, você se tornará um escritor melhor quando começar a praticar.

Veja também: Da idéia à publicação – Episódio 3: Organizando suas idéias!