Vende-se: Sapatos de bebê, nunca usados.
Vamos fechar essa série de gêneros literários com o preferido de muitos leitores – a ficção.
A ficção se caracteriza pelas histórias de cunho não-verdadeiro, as histórias com eventos, pessoas e, às vezes, até lugares e mundos inventados, que tantos nos ensinam sobre a nossa realidade. Dessa forma, uma peça de teatro tipo Hamlet também é uma ficção, assim como filmes, séries de TV, quadrinhos, entre outros. Mas hoje nós vamos nos focar na ficção assim como vemos nos livros.
Leia também:
Com a ascensão da distribuição de livros, e o acesso ao cinema, televisão e internet, a ficção se tornou uma das coisas mais vendíveis hoje em dia. Abordando vários temas, a ficção tem um rio de subgêneros ou gêneros fictícios como, Ficção científica, fantasia, romance hot, chick-lit, distopia, suspense, suspense policial, e podemos ficar aqui até amanhã.
Em termos de narração, podemos destacar quatro diferentes tipos de histórias:
Romance: inaugurado na Grécia antiga, com auge no século 18, o romance se caracteriza por narrativas mais longas, entre 55 mil e 120 mil palavras (Você pode mais palavras do que isso, mas geralmente constituem sagas). Sim, romance aqui não está relacionado com o tema romântico das histórias (que é um tipo de ficção), mas sim com o tamanho do texto. O best-seller “Cartas Salgadas” da nossa amada CEO Alexandra Vidal é um romance, que conta a incrível história de superação de Ana Gorcieux durante a segunda guerra. Apesar do livro ter diversos nuances históricos incríveis, é uma obra de ficção.
Novela: essas também são diferentes do que vemos na TV. Novelas são narrativas que são menores que os romances, tendo entre 30 e 50 mil. São leituras mais rápidas, cujos temas são muitas vezes parecidos com os romances. Novelas são uma excelente maneira de começar uma carreira de romancista.
Contos: contos são narrativas bem mais curtas que os romances, podendo ter entre 1,5 mil até 30 mil palavras. Os contos trazem diversos temas importantes, e geralmente se focam em dois, três personagens – ao contrário do romance, que tem muito mais! Trazem também um tema principal e também é uma ótima maneira de começar uma carreira. Hoje em dia, várias antologias estão publicando contos de variados assuntos, e você pode entrar no mercado editorial por um preço bem mais acessível.
Flash fiction: a flash fiction (ou ficção curta) é um gênero que tem se tornado muito comum por causa de plataformas como Twitter e Instagram, que limitam o número de caracteres que podem ser postados por vez. Esse tipo de narrativa é composta de poucas palavras, e o exemplo que abre esse post, uma flash fiction de Hemingway, é um dos exemplos mais famosos.
E aí, curtiu? Então segue um desafio! Escreva uma flash fiction hoje, poste no Instagram e marque a @editora.livra!
Deixe um comentário