“É preciso muita bravura para enfrentar nossos inimigos, mas também para enfrentar nossos amigos”. – Albus Dumbledore
Hoje, 31 de julho, é o aniversário de J. K. Rowling (Joanne Kathleen Rowling), autora da amada série Harry Potter e outros romances. Ela nasceu em Yate, Inglaterra, em 1965. Após graduar-se, mudou-se para Portugal para ensinar inglês, onde conheceu Jorge Arantes, com quem teve uma filha. Depois que o relacionamento terminou em divórcio, ela foi para Edimburgo com sua filha, enfrentando algumas sérias tribulações financeiras, bem como traumas devido à violência doméstica que sofreu enquanto estava no relacionamento com Arantes. Ela escreveu o primeiro romance de Harry Potter num café porque não tinha condições de pagar as contas de luz em sua casa.
- Leia também: Mulheres que fizeram história na literatura
Hoje em dia, é difícil imaginar um mundo sem Harry Potter. Mesmo que você não tenha lido ou visto os filmes, certamente já deve ter ouvido falar do menino órfão que descobriu que ele era um feiticeiro e foi para uma escola especial para aprender magia. Harry Potter foi apontado como a mais bem-sucedida franquia de livros e filmes, com pelo menos 500 milhões de livros vendidos no mundo inteiro. Na verdade, Rowling já foi eleita a mulher mais rica do Reino Unido, antes de doar uma enorme quantia de seu dinheiro para instituições de caridade.
Rowling foi severamente condenada recentemente por causa de alguns tweets e comentários controversos que ela fez sobre a questão do sexo e gênero. Nós na Livr(a) não apoiamos todas as suas idéias e opiniões, mas respeitamos seu legado e as incríveis contribuições que ela tem feito no mundo. Em nome do nosso apoio a todas as mulheres, não concordamos com insultos e cancelamentos.
Desejamos a J. K. Rowling uma vida saudável, e que ela possa continuar fazendo o incrível trabalho que tem feito para ajudar mulheres em vulnerabilidade.
Então, qual é o seu livro e/ou filme favorito de Harry Potter?
Deixe um comentário