Nos dois posts anteriores de nossa série sobre personagens, falamos de personagens femininas famosas na literatura, personagens que parecem tão reais, que sem dúvida farão parte de nosso imaginário literário para sempre. Agora é hora da pergunta de um milhão de dólares que agentes literários, editores e escritores se perguntam o tempo todo, como escrever personagens inesquecíveis? Esta é provavelmente a pergunta mais difícil de responder – e nós não afirmamos ter todas as respostas (ninguém sabe, essa é a questão). Mas sabemos que alguns autores descobriram como fazer isto brilhantemente, como J.K. Rowling com Harry Potter e Suzanne Collins com sua Katniss Everdeen. O que sabemos sobre isto é uma questão de observação.

        Leia os últimos posts da série:

Antes de mais nada, você precisa saber até o tipo de sangue de seu personagem, não há como fugir disso. A maior parte do que você sabe sobre seu personagem não estará nem mesmo em seu romance (isso é apenas puro fato). Mas você ainda precisa conhecê-los tão bem quanto conhece a si mesmo. Talvez você queira decidir algumas coisas básicas antes de começar a trabalhar nas características de seu personagem. Isto é idade, função (cada personagem deve ter um papel na história), e raça. Não escolha nomes de imediato. Decida o nome depois de conhecer realmente este personagem.

Depois destas três coisas principais, eu começo com uma descrição de uma palavra/frase. Isto é baseado na função desta personagem e qual papel ela tem que desempenhar na história. Por exemplo, eu tenho uma personagem que simplesmente não consegue perdoar os outros. Simplesmente, não consegue. Essa é sua descrição de uma palavra/frase. E, claro, ela sofrerá uma traição significativa na história – que está ligado à função dessa personagem na história. Isto também está relacionado à grande falha ou ferida emocional de sua personagem.

Outras questões importantes são, nação, ocupação, idioma e linguagem (e isto também faz parte de sua construção do mundo – seja uma fantasia ou um romance realista) – objetivos, motivação, histórico, medos e – é claro – atributos físicos.

Criar uma grande personagem é criar um vínculo emocional com seus leitores. Sua personagem é alguém com quem seus leitores podem se relacionar. Você quer que os leitores riam com esta personagem, ou chorem pelos seus problemas, ou simplesmente as desprezem por seu egocentrismo? Se você quer que seus leitores comecem odiando o caráter de sua personagem, mas acabem por amá-las, você deve dar a elas uma ” benção salvadora”, algo pelo qual os leitores possam amá-las. Talvez esta personagem seja egoísta, mas aprenderá a valorizar e amar os outros.

A coisa mais fantástica sobre a criação de personagens é que muita trama pode ser revelada a você enquanto você pensa em como incluirá esta personagem em sua história, e quais desafios eles terão que enfrentar. Portanto, divirta-se!