Por que publicar em Antologias?

O BOOM da publicação independente no Brasil é uma coisa linda de se ver, mas como todas as coisas que acontecem rápido demais, elas também instigam os falsos profetas que dizem entender tudo sobre publicação e fomentam as redes sociais com suas opiniões adversas e chamativas. Nessas e outras, eles maldizem diversas coisas, muitas vezes sem nem ao menos um argumento sensato, só por maldizer mesmo. Recentemente, vi uma colega de ofício maldizer as Antologias. A argumentação é que as antologias não servem para nada.

Mas de onde que essa ideia surgiu, gente?

Primeiro, antologias não foram inventadas ontem. Há uma série de antologias bem sucedidas que lançaram grandes autores no mundo da publicação e muitos deles continuam participando dessas antologias. Alguns exemplos incluem Catherine Ryan Hyde, e Anne Perry, escritoras já consagradas que participam de antologias como “Equality” (cujos fins lucrativos são para a luta contra o câncer de mama).

Antologias de sucesso como a série Americana “Chicken soup for the Soul” vivem recebendo artigos de escritores querendo se lançar no mundo da publicação. Afinal, essa é uma das grandes dádivas da Antologia. Ela facilita o processo editorial para o escritor iniciante que pode, através de seus contos, começar a se vender como escritor e formar uma comunidade de leitores.

Siga a Editora Livr(a) no Instagram

A Editora Livr(a), por ser formada por mulheres escritoras e empreendedoras, já viveu e conhece das frustrações do mercado editorial. Sabemos que é um processo muitas vezes que dá medo, que é frustrante, e representa um investimento que nem sempre autores iniciantes podem fazer.

Por isso, começar em uma antologia pode ser uma ótima experiência para o escritor. Aqui vai algumas razões para considerar fazer isso.

  • Você terá aquele feeling de realização (principalmente se você não tiver muitos trabalhos publicados ainda).
  • Será uma oportunidade para treinar suas habilidades de escrita, especialmente se a antologia tiver requisitos de enredo e personagens.
  • Você terá feedback de leitores, algo que você pode usar futuramente em seu portefólio para outros projetos.
  • Você vai gastar menos publicando em uma Antologia. Esse, na verdade, é o maior motivo pelo qual as pessoas publicam em antologia. Enquanto para lançar um conto separado na Amazon você precisa arcar sozinho com Preparação de Texto, Revisão, Diagramação, Capa e todos os outros trâmites legais, a Antologia vai dividir esses custos entre os autores (o que diminuiu os gastos de maneira astronômica).
  • Você fará amigos, conhecerá pessoas que publicam e escrevem na mesma área que você. Networking é uma das principais jogadas de marketing para escritores no mundo real. A antologia pode e vai te dar a oportunidade de conhecer muitas pessoas novas.
  • Antologias são mais fáceis de divulgar, pois você não faz isso sozinho. Na verdade, você tem o amparo de uma editora, dos outros autores, e todo um sistema de apoio por trás da publicação.

E se você pensa que acabou, não mesmo!

As Antologias também tem vantagens para os leitores, que vão ter a oportunidade de comprar um livro e conhecer diversos autores ao mesmo tempo. As histórias são rápidas de ler, por isso os leitores vão ter um livro que podem ler uma história no ônibus ou no metro, a caminho do trabalho. Para quem paga plataformas como Kindle Unlimitted, em que se pode ler cerca de 10 livros de graça por mês, é muito mais vantajoso dar download em uma Antologia que tem 15 contos, do que dar download em 10 contos pequenos.

Mas cuidado com os falsos profetas, pois eles estão em todos os lugares. Desconfie de Antologias que não pedem nenhuma taxa de inscrição e oferecem prêmios malucos. Se você não precisa pagar nada e ainda por cima dizem que o primeiro lugar vai ganhar 15 mil reais, um banquete e uma placa com seu nome inscrito em ouro, isso não existe! Da mesma maneira, se querem te cobrar 5 mil reais para publicar um conto em uma antologia, isso é golpe! E um golpe daqueles! A maior parte das antologias vão sim cobrar uma taxa, mas é uma taxa proporcional ao que vai se gastar no livro.

Uma boa maneira de pesquisar se a editora é seria em suas antologias, dê uma olhada no site e veja se as antologias anteriores ainda estão a venda. É uma ótima maneira de ver a seriedade do projeto.

A Editora Livr(a) está com duas antologias saindo do forno. Uma delas, uma antologia erótica, vai ter os royalties divididos pelas autoras. A outra é sem fins lucrativos, com todos os royalties destinados para fomentar pesquisa nas universidades brasileiras, e as inscrições para envio de originais estão abertas! Saiba mais no site da Livr(a)!

Veja também: 2° Desafio literário do projeto antologias