Project Description
A Editora Livr(a) tem o prazer de convidar você para conhecer a Escolivr(a), o projeto que é o nosso xodó, justamente porque tem um propósito lindo: usar técnicas de storytelling para ensinar crianças de ONGs e Projetos Sociais sobre o poder das suas próprias histórias.
As crianças têm a oportunidade de dividir suas histórias e seus anseios para que possam se conectar com quem vai aplicar a oficina. Depois desta conexão, elas aprendem o que é uma história com começo, meio e fim e também os personagens que nela habitam, principalmente o protagonista e o antagonista. Deste modo, elas mesmas criam a história que melhor retrata sua realidade, fazendo inclusive a ilustração do livro que será produzido.
O que temos no final é um livro infantil, onde crianças contam para outras crianças a realidade que elas vivem.
O primeiro projeto a ter sua história contada pela Escolivr(a) é o Morro Verde, que nasceu como um pequeno canteiro na Vila da Antena, em Belo Horizonte, e hoje é uma horta orgânica que, além de educar as crianças, também alimenta a comunidade de forma saudável e sustentável.
A história do Morro Verde, contada e ilustrada pelas crianças, já está em processo de editoração e vai virar um um livro infantil, em formato digital e impresso, que terá todo o lucro destinado para o projeto. O Morro Verde por sua vez, decidiu dividir todo o lucro e entregar para as famílias de cada criança o valor correspondente a sua participação.
Recommended for you
Featured playlist
STORE
featured
Você já ouviu falar da dona Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas? Não? Deixa eu te contar a história dela.
Dona Anna nasceu em 1889 no interior de Goiás e estudou apenas até a terceira série do curso primário. Apaixonada e aventureira, ela fugiu em 1911 para se casar com um homem divorciado com quem teve quatro filhos. Imagine que escândalo para a época. Depois da morte do marido, em 1934, ela se tornou doceira aos 45 anos para conseguir sustentar os filhos.
Ela escrevia poemas desde os 14 anos de idade e até chegou a publicar alguns em jornalecos desconhecidos, mas impedida pelo marido, nunca havia levado sua obra à frente.
Em 1960, com 70 anos, dona Anna decidiu aprender datilografia para preparar seus poemas e entregá-los para editores. Cinco anos depois ela publicou seu primeiro livro “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais”.
Dona Anna é Cora Coralina. Ela tinha muitos motivos para acreditar que não era capaz e que nunca seria uma escritora reconhecida. Hoje ela é uma das maiores referências femininas da literatura brasileira.
A história inspiradora de Cora Coralina é pra dizer a você que não importa o que você estudou, ou se você estudou. Não importa a sua idade, a sua profissão ou a sua expertise. O que tem dentro de você é único e especial. Alguém pode até contar a mesma história que você, mas nunca do seu jeito. E é esse jeito que vai conectar você com as pessoas e fazer a difenrença no mundo.