Série: Dicas de Escrita Como melhorar a criatividade?
Já teve a impressão que a fonte de inspiração secou e bateu aquele desespero? O que devemos fazer nessas horas? A nossa #tiptuesday de hoje é sobre criatividade
Você sabe como o dicionário define a criatividade? Ele diz que é o “estado ou qualidade de ser criativo, a capacidade de transcender ideias tradicionais, regras, padrões, relacionamentos, ou similares, e de criar novas ideias significativas, formas, métodos, interpretação”.
Em termos simples, quando somos criativos, somos capazes de ver além do que é físico e do que acontece diante de nossos olhos e, com nossa originalidade e imaginação, criar algo novo.
Mais do que tudo, a criatividade é uma capacidade, uma habilidade. Sim, você ouviu bem – é uma habilidade como andar de bicicleta ou até mesmo escrever. E, como qualquer outra habilidade, ela pode ser melhorada.
Sabemos que nessa nossa sina de escrever a criatividade é essencial para conquistar o leitor. Hoje vamos dar algumas QUATRO para te ajudar a trabalhar sua criatividade.
Siga a Editora Livr(a) no Instagram
UM – Reinterprete o que você já tem. Sabe aquele texto que você escreveu há quinze anos que está jogado em algum lugar do HD do seu computador, ou até mesmo aquela ideia de história que você achou clichê? Pois é, reinterprete, repense, experimente ir por outros caminhos, novas perspectivas. Muitas histórias nascem de um simples “e se?” “50 Tons de Cinza”, por exemplo, nasceu quando a autora pensou em uma outra ideia baseando-se em “Crepúsculo”. Pense nisso! A próxima ideia incrível pode ser a sua!
DOIS -Informe-se sobre assuntos diversos. Assista TED Talks, ouça podcasts, músicas, leia livros fora da sua área de conforto. Deixe a imaginação fluir por lugares que você nunca navegou. Esteja sempre aberta e ligada nas notícias. Várias histórias surgem de notícias, inclusive o romance mais aclamado de Toni Morrison, “Amada”.
TRÊS – Faça listas. Observe as coisas ao seu redor, os objetos da sua casa, e faça listas inusitadas. Desenhe, faça colagens, brinque com seus filhos de massinha. Já pensou em escrever uma história sobre um Lustre? Pois a aclamada escritora Clarice Lispector escreveu! Por que você não pode escrever sobre brincar de massinha com seus filhos?
QUATRO – A criatividade tem tudo a ver com manter o controle de seus pensamentos. Se você tem uma ideia, tome nota disso. Vários escritores carregam cadernos ou têm centenas de notas em seus telefones. Você não quer perder essa grande ideia só porque você está em linha no banco, não é mesmo? Anote tudo!
Então seja criativa e vem ser Livr(a)!
Veja também: Série Dicas de Redação – Episódio Histórias Góticas
Deixe um comentário