Série Escrevendo seu Romance: Planejando seu romance

No mês de novembro, milhares de escritores se unem em um único propósito – escrever um romance. Esse é o objetivo de NaNoWriMo, uma competição de escrita que desafia escritores a escreverem um romance de 50 mil palavras em 30 dias. Pensando nisso, a livra preparou quatro posts com dicas especiais para escrever romances. Hoje vamos falar de planejamento.

Muitos autores usam o mês inteiro de outubro para planejar a história que vão escrever em Novembro. Outros, vão sem planejamento. Independente do tipo de escritor que você é e do que funciona para você, quando se está escrevendo um romance, isto é, uma narrativa mais longa, é sempre bom ter algum tipo de planejamento.

Algumas coisas são essenciais para começar o planejamento da sua história e não ficar olhando para as páginas, pensando em cachorros surfando, por horas a fio. Aqui vão cinco dicas do que decidir antes de partir para a escrita de suas cenas.

  • Ambientação: a ambientação da sua história é muito importante e, dependendo de onde e quando ela se passa, você precisará de bastante pesquisa. Imagine que sua história se passe em Paris, no início do século XX. Certamente, você precisará reunir informações sobre o que estava acontecendo na cidade maravilhosa para ambientar sua história da melhor maneira possível.

Siga a Editora Livr(a) no Instagram

  • Personagens: nós vamos ter um post falando somente sobre isso, mas é um fato que você precisa ter uma ideia de quem seus personagens principais e antagonistas são e quais os conflitos eles vão passar. Não perca o próximo post com algumas dicas de como construir personagens que vão cativar seus leitores! Ter personagens bem construídos e saber quais são os conflitos da história vai te dar uma ideia de onde você está indo com sua narrativa, o que ajuda a evitar o bloqueio criativo.
  • Estrutura: Agora que já sabe onde está indo com sua narrativa, decida como você vai chegar lá. Qual estrutura você vai seguir para contar sua história? Algumas estruturas clássicas incluem a estrutura de três atos e a saga do herói. Vamos ter um post falando sobre cada uma dessas estruturas, mas saiba que os romances de Jane Austen, por exemplo, seguem a estrutura de três atos, com cada ato terminando em algum evento significativo. Já livors de fantasia como O Hobbit e Jogos Vorazes seguem a saga do herói.
  • Decida o final da sua história: saber onde você está indo com sua narrativa incluir decidir o final da sua história. Antes mesmo do inicio ou do meio, tenha o final resolvido, pois assim você vai preparar o leitor para o fim do seu livro e vai poder pensar na experiência da leitura. Mesmo que seja um plot-twist (algo inesperado) no fim do seu livro, o leitor deve ser ambientado para que aquele plot-twist faça sentido.
  • Escreva: Planejar é maravilhoso, fazer pesquisa nos deixa incitados a escrever e gera várias ideias, mas planejar não vai fazer seu romance sair da imaginação. Planeje, mas lembre-se que você também deve escrever. Alguns “problemas” da narrativa vão se resolver na hora em que você tiver escrevendo mesmo. E sempre, sempre se divirta!

Gostou das nossas dicas? Não perca os próximos posts da série “Escrevendo seu Romance”

Veja também: 5 dicas para começar a escrever seu livro hoje!